TAZ - Zona Autônoma Temporária
Não é de hoje que os anarquistas são considerados utópicos. O autordeste livro, Hakim Bey, admite isso e propõe uma estratégia para chegar aos ideais anarquistas. A TAZ.
Como um dos preceitos da TAZ, o autor defende a idéia de que não é possível definí-la. Cometendo aqui uma heresia, vou fazer aqui um esboço que já aviso que seria considerado errado pelos ativistas convictos.
Uma TAZ é uma área onde não existe hierarquia ou controle por instituições políticas/religiosas. Essa área não precisa ser física ou ter uma localização geográfica definida, pode ser um site da internet ou simplesmente uma festa. O importante é não ter hierarquia e agir em caráter temporário. Dessa forma, através da imprevisibilidade e da falta de delimitação, o conceito irá se espalhar como um vírus, tomando terreno como uma praga, viabilizando cada vez mais, a cada investida, o tão sonhado ideal anarquista.
O autor enumera uma série de eventos históricos que possuem relação com o ideal anarquista ou que podem, de alguma forma, servir de exemplo de como uma TAZ pode ser implantada.
Apesar de bater qualquer recorde de utilização de aspas e neologismos, o livro realmente é uma obra de arte, uma janela para uma outra dimensão - mesmo para os não convictos do anarquismo.
TAZ Zona Autônoma Temporária
Hakim Bey
ISBN: 85-87193-43-0
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial